#DaPraMelhorar – ECOPONTOS -DESCARTES ILEGAIS DE ENTULHOS. EP2


Problemas com descartes ilegais é um problema que não parece ter fim na cidade Cotia, infelizmente hoje, não temos nenhuma política pública para amenizar ou um programa educacional. No 2º episódio da série #DaPraMelhorar eu conto como duas cidades próximas a Cotia conseguiram diminuir significativamente o problema de descarte ilegal com ações pontuais.


A primeira cidade é Carapicuíba, a prefeitura construiu seis ecopontos que são, pontos de descartes de entulhos, móveis, madeiras, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, materiais recicláveis e pneus. Qualquer morador da cidade pode levar até 15 sacos por dia em qualquer ecoponto. Todo material é separado, classificado e enviado ao destino correto, alguns vendidos, outros doados a cooperativas para reciclagem e etc, como isso já foram tirados das ruas mais de 20 mil toneladas de lixos que antes eram descartados nas ruas.


Outro exemplo muito bacana é de Mogi das Cruzes, uma parceria entre a delegacia do meio ambiente e a guarda-municipal, mapeou os principais locais de descartes irregulares e programou fiscalização diária a esses pontos, com isso já diminuiu pela metade o crime. Ambas as cidades contam com disque denúncia através do whatsapp, onde qualquer pessoa pode enviar fotos, vídeos de locais ou carros que descaram irregularmente, comprovado o crime, recebem uma multa conforme a lei municipal que pode chegar até R$3.500,00 Programas de educação ambiental também ajudam muito nesse sentido, a conscientização é um programa que deve ser constante, é dever da secretaria do meio ambiente promover educação mas também garantir que as pessoas tenham opções eficientes para descartar seus entulhos.

Em Cotia, não temos nenhum programa de educação, fiscalização, ou locais de descartes legais, infelizmente isso tem causado grandes transtornos a população e em muitos bairros, sujeiras expostas, perigo de doenças, acidentes e muito mais. Em uma cidade onde há uma quantidade enorme de mata preservada era essencial políticas públicas voltadas ao meio ambiente, principalmente com relação ao lixo.


É dever na prefeitura cuidar do nosso meio ambiente trazendo soluções, ideias e promovendo educação ambiental à população. DA PRA MELHORAR sim e é só querer. Espero você no próximo episódio.


Assista pelo Facebook na página Por Cotia.


Curta, comente e compartilhe.

0 visualização

Lyli Martins

- POR COTIA -

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

© 2023 by Christina Flores. Proudly created with Wix.com

Cotia - SP

Whatsapp
(11)94018-5433