#DAPRAMELHORAR EP.10 - FISCALIZA JÁ



E se você como cidadão pudesse informar qualquer irregularidade na sua rua, bairro ou região? E ainda acompanhar todo o processo do andamento do seu pedido?


Esse é um projeto já existe em Juiz de Fora, e chama Fiscaliza Já, e trata-se de um projeto onde qualquer cidadão pode pedir uma visita a um determinado local, esse pedido pode ser feito pela internet, telefone ou pessoalmente. Assim que você faz pedido, você recebe por e-mail o andamento da sua solicitação e pode acompanhar o dia da visita ao local que você solicitou. No caso do projeto de Juiz de Fora, existe uma equipe que vai até o local, averigua a informação e criam um relatório com imagens, isso é encaminhado ao setor específico da prefeitura onde os vereadores fazem o requerimento.


Aí eu vou abrir uma parêntese, até a parte onde o cidadão pode solicitar a visita, está ok, mas ter uma equipe específica para visitar o local, aí é desnecessário, pois pra isso existe o vereador e assessor, que eu acho que os vereadores não sabem, mas são cargos técnicos específicos, apesar de se entender como cargo de confiança, ele é um extensor do trabalho do vereador e precisa ter competência para exercer o cargo, e não apenas porque conseguiu muitos votos.


Você vai me questionar, que ao chamar um vereador para fiscalizar uma determinado local, por exemplo de infraestrutura, os vereadores não tem competência suficiente para fazer esse relatório, muito menos seus assessores, então vou ter que perguntar novamente, você vota em vereador porque, pela competência que ele tem de exercer o cargo ou porque ele é conhecido, mora no bairro, é simpático, isso não faz um dele apto para ter o cargo de vereador, e aí infelizmente entram pessoas incapacitadas que acabam virando secretários do prefeito porque não tem habilidade e competência para exercer o cargo, que é importante sim, mas que precisa de pessoas capazes.


O projeto é muito bacana porque incentiva a participação da população na política, que aí não precisa esperar ano de eleição para ver alguma coisa acontecer no seu bairro, outro ponto, fariam os vereadores desempenhar suas funções e teria a possibilidade de verificar quem está ou não trabalhando, isso facilitaria muito para a população avaliar o trabalho do vereador.


Esse foi o último episódio da Web Serie Da Pra Melhorar, todos os outros episódios estão na página, Lyli Por Cotia, não esqueça de compartilhar e continue acompanhando nossas ideias.

4 visualizações

Por Cotia

Faça Parte

INSCREVA-SE

Receba primeiro os conteúdos e informações

Lyli Martins

- POR COTIA -

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

© 2023 by Christina Flores. Proudly created with Wix.com

Cotia - SP

Whatsapp
(11)94018-5433