#DaPraMelhorar EP. 3 - CENTRO DE DEFESA E CONVIVÊNCIA DA MULHER.




A cada 4 minutos uma mulher é agredida por um homem no Brasil e sobrevive, esse registro foi feito pelo Ministério da Saúde em 2019. Mesmo com todo aparato legal, mulheres ainda tem sido vítimas de violência doméstica.


Em São Paulo capital, a prefeitura presta um importante serviço às mulheres nesse sentido, a capital conta com o Centro de Defesa e de Convivência da Mulher, que oferecer proteção e apoio a mulheres (e seus familiares) em razão da violência doméstica e familiar, causadora de lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico ou dano moral.


Ao todo 15 centros espalhados pela cidade e mais cinco centros de acolhimento sigilosos a vítimas que precisam de acolhimento seja com filhos ou não, em situação de risco de morte, ameaça em situação de violência doméstica e familiar.


Os serviços de atendimento social prestados nestes centros são: psicológico, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência doméstica e situação de vulnerabilidade social. Oferecem condições para o fortalecimento da autoestima e autonomia pessoal e social, para a superação da situação de violência. E para ser atendida, basta a mulher ir a qualquer um desses centros espalhados.


Hoje na cidade de Cotia, não temos nem de longe qualquer programa parecido com este, pelo contrário, a secretaria de mulher em Cotia, tem um projeto para atendimento aos homens agressores que recebem orientação psicológica e palestras rasas para mulheres em meses “comemorativos”.


É preciso repensar nas políticas públicas adotadas para mulheres hoje em Cotia, há menos de duas semana dessa publicação, um mulher foi agredida dentro de casa, denunciou seu companheiro que foi preso e liberado no dia seguinte, por falta de condições financeiras, esta vítima continua a morar com esse companheiro contra a sua vontade. Não adianta fazer leis de apoio as mulheres, incentivo de contratação nas empresas, se não funciona. DA PRA MELHORAR sim e é só querer. Espero você no próximo episódio.


Assista pelo Facebook na página Por Cotia.


Curta, comente e compartilhe.


0 visualização

Lyli Martins

- POR COTIA -

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

© 2023 by Christina Flores. Proudly created with Wix.com

Cotia - SP

Whatsapp
(11)94018-5433