#DAPRAMELHORAR EP.6 - PARQUE ECOLÓGICO



Uma das grandes ideias para fugir da rotina, praticar atividades, passear com a família, amigos ou estar em contato com a natureza, são os parques ecológicos, teríamos centenas de parques para dar de exemplo, mas vamos destacar um próximo a nossa cidade. O Parque Ecológico de Barueri possui mais de um milhão de metros quadrados e é dividido em duas áreas: o centro de lazer e a Área do Russo. Atrai entre 3 a 6 mil visitantes por semana com atividades gratuitas e grande infraestrutura que atende diversos públicos.

São 46 churrasqueiras espalhadas pelo parque, 2 campos de futebol, 2 mini campos, 4 quadras sendo 1 de vôlei, 1 de futsal, 1 de basquete e 1 de tênis, 4 mesas de ping-pong e 2 playgrounds. Além de tudo isso, conta também com um quiosque menor para ate 50 pessoas, salão de festas e até um batistério.

Pista asfaltada para caminhada, corridas e passeios de bicicletas, patins ou patinetes, e para a segurança de todos tem policiamento constante e até uma base da guarda ambiental para coibir crimes ecológicos. E para os amantes de trilhas, existem trilhas na mata fechada. Estacionamento gratuito para mais de 300 carros, ambulatório médico, barracas que vendem alimentos e etc, e também diversas ações educativas. Sala verde também faz parte do parque, uma iniciativa do Governo federal, que incentiva atividades culturais e educacionais, dentro do tema sobre meio ambiente. Tem um acervo de livros, filmes, e materiais que até podem ser emprestados mediante a cadastro. Atividades educativas, palestras, oficinas, festivais e muito mais. Existe também um bosque rica em biodiversidade, animais domésticos e silvestres e uma trilha que pode ser feita com monitoramento local.


Como você pode ver, são muitas atividades e outras tantas ainda ficaram de fora para não estender muito. Em Cotia, mesmo com tanta área preservada, não contamos com nenhum parque ecológico com infraestrutura parecida, isso não só daria lazer aos munícipes, como fomentaria a economia local, traria turistas e muito mais. Eu acredito que a nossa cidade é uma cidade turística e não dormitório como os gestores vem tentando implantar.


Temos um rico potencial nessa área e essa foi apenas uma das ideias que faria uma enorme diferença em uma cidade repleta de mata preservada.


Dá pra melhorar sim nossa qualidade de vida, lazer e preservar o meio ambiente trazendo ideias que são exemplos em outras cidades como esta.


Esse foi o episódio 6 da Web Série #DaPraMelhorar


Acompanhe pelo facebook, toda quinta as 18h, ao todo serão 10 episódios.

15 visualizações

Por Cotia

Faça Parte

INSCREVA-SE

Receba primeiro os conteúdos e informações

Lyli Martins

- POR COTIA -

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

© 2023 by Christina Flores. Proudly created with Wix.com

Cotia - SP

Whatsapp
(11)94018-5433