#DAPRAMELHORAR EP4 - VACINAÇÃO PARA IDOSOS SEM POLITICAGEM




Quando se trata de idosos, ao tomar uma decisão para protege-los deve se pensar em todos os idosos da cidade independente da sua condição física, financeira ou moradia. É importante que seja avaliado e assegurada sua segurança e bem estar.


Neste mês estamos no mês da vacinação para gripe, pensando nisso, nesse momento tão delicado do nosso país devido ao coronavírus a prefeitura de Taubaté tomou uma medida muito interessante para que os idosos de sua cidade recebessem a vacina contra gripe com toda proteção e cuidado que merecem.

Em Taubaté foi disponibilizado 32 de equipes para vacinar os idosos em suas próprias residências seguindo um cronograma por bairros, dias e horários. Para ser atendido basta que a casa onde morar um idoso, coloque uma faixa, toalha ou pano branco em frente a sua residência para facilitar. Não precisa de agendamento, é só aguardar a equipe passar na casa e receber a vacina. E caso o idoso perca o dia da vacina no seu bairro, a prefeitura disponibilizou um telefone 0800 para eu ele ligue e agende e equipe retorna para aplicar a vacina. Serão atendidos mais de 30 mil idosos por toda cidade e vai atender não só a zona urbana como a rural. Em Cotia, contamos com uma estratégia um pouco mais complexa, foi montado em alguns pontos da cidade drive-thru onde o idoso deveria ir de carro até um dos pontos, aguardar para receber uma senha e depois aguardar em uma fila de carros para ser vacinado. Idosos que estivessem próximos a esses pontos, mas não possuem carro não poderiam ser atendidos.

Os demais idosos sem veículos deveriam agendar nas unidades para receber a vacina em uma UBS através um telefone, que segundo muitas reclamações não estavam sendo respondidos, e a ligação não é grátis, dificultando assim muitos de telefonar e agendar. Eu ouvi relatos que alguns moradores de condomínios teriam enviados ofícios para que equipes fossem disponibilizadas para atender os idosos que são moradores, mas não obtive resposta se a prefeitura atendeu.


Quando criar uma alternativa para minimizar os riscos dos nossos idosos, precisamos pensar em todas as classes sociais, a mobilidade desses idosos que muitas vezes são reduzidas, e criar um meio de comunicação grátis que atendam todos sem exceção.


Sempre dá pra melhorar quando criamos alternativas que atendam todos sem exceção. DA PRA MELHORAR sim e é só querer. Espero você no próximo episódio.

Assista pelo Facebook na página Por Cotia.

Curta, comente e compartilhe.

0 visualização

Lyli Martins

- POR COTIA -

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

© 2023 by Christina Flores. Proudly created with Wix.com

Cotia - SP

Whatsapp
(11)94018-5433